Segunda vida para baterias de veículos elétricos

Baterias de veiculos elétricos podem ser reaproveitadas em aplicações fotovoltaicas!

Fonte: Imagem divulgada pela Nissan

O número de veículos elétricos em circulação esta crescendo de forma exponencial, junto com as novas oportunidades de negócios vem os problemas, principalmente a reciclagem das baterias.

As baterias de Litio, em aplicações EV duram de 8 a 10 anos, após esse período apesar de estarem funcionais elas não servem mais para a mobilidade e precisam ser substituidas. Diversos estudos vem sendo realizados nessa área, afim de entender como esses dispositivos podem ser reutilizados, se é seguro fazer isso e após a sua segunda vida, como reciclá-los.

Uma aplicação de segunda vida promissora é a fotovoltaica, as baterias de Litio, mesmo após o período de utilização nos veículos elétricos possuem rendimento superior as tradicionais baterias de Chumbo Ácido, pesquisadores estão estudando como utilizar essas baterias nessas aplicações e quanto tempo de sobrevida elas podem oferecer.

Os sistemas fotovoltaicos estão crescendo de forma acelerada, atualmente a geração de energia solar corresponde a 2,4% da matriz energética brasileira, onde a maioria dos sistemas são on-grid, aqueles conectados diretamente a rede elétrica, estes são capazes de gerar energia somente durante o dia, onde os painéis solares recebem ensolação, porém, o consumo de energia elétrica em algumas aplicações é constante e sistemas para armazenamento de energia são necessários.

O progresso é sempre desafiador, a cada solução desenvolvida, surgem diversos novos desafios e são esses desafios que trazem novas oportunidades, de criarmos e nos reinventarmos!

Autor: Bruno Santos.

Veja também: