O futuro das baterias chumbo-ácido
Para se manter no mercado, as baterias chumbo-ácido precisam se atualizar!
Os veículos elétricos já são realidade no país, segundo a ABVE, em julho o Brasil atingiu a marca de 100.000 veículos em circulação, somente no primeiro semestre de 2022 foram emplacados 3395 veículos, 19% a mais que as vendas totais de 2021.
Esse número ainda é muito pequeno, representa cerca de 0,1% em meio a frota total de veículos no Brasil, que ao todo soma 111.446.870 veículos segundo pesquisa do IBGE de 2021.
As baterias chumbo-ácido ainda tem uma vida longa no mercado brasileiro, porém precisam se atualizar, pois as crescentes demandas por redução do consumo de combustível e redução dos níveis de poluição, exigem baterias robustas, que aceitem mais carga e suportem ciclos de carga e descarga mais severos.
Com a utilização dos alternadores inteligentes, aqueles que medem a quantidade de energia que a bateria fornece e absorve, tornou-se possível utilizar os sistemas do tipo start-stop, onde ao parar o veículo, o sistema desliga o motor e ao apertar a embreagem ou o acelerador, o motor religa rapidamente, este processo economiza combustível e com isso reduz as emissões, entretanto cria um estresse maior para a bateria e o sistema de partida.
Para suportar regimes de operação como este, as baterias precisam de um projeto minucioso, onde diversos fatores devem ser levados em consideração, como aceitação de carga, perda de água, resistência frente a microciclos, entre outros.
Pensando nos testes e desenvolvimento de produtos para aplicação Start-Stop, ou aplicações em condições severas, a iDevices criou a linha de equipamentos iDCLT-EFB, estes são capazes de simular a aplicação real, contam com diversas funções que facilitam a programação, possuem alta taxa de aquisição de dados e são capazes de realizar descargas de até 300A.
Os equipamentos iDCLT-EFB atendem as mais rígidas especificações de testes, como a EN50342-6 e diversas outras especificações de montadoras.
Para dúvidas e cotações, consulte o nosso time de vendas!
Autor: Bruno Santos
Fontes:
https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/eletrificados-ja-sao-10-das-vendas-mas-veiculos-a-combustao-serao-maioria-na-frota-por-muitos-anos/
http://www.abve.org.br/
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/22/28120