Os tipos de baterias chumbo-ácido e suas aplicações

Conheça as diferentes tecnologias e suas aplicações

Tecnologias:

Baterias SLI

São as baterias chumbo ácido mais comuns encontradas no mercado, são do tipo flooded onde as placas são imersas em solução acida, sua função principal é a de dar partida nos motores a combustão, é projetada principalmente em função da corrente de partida dos veículos.

Baterias EFB

São baterias de chumbo ácido avançadas, onde são adicionados aditivos a base de carbono para melhor aceitação de carga, grades mais robustas para maior resistência a corrosão e com isso maior durabilidade, mecanismos para melhorar a sustentação do material ativo nas placas positivas, entre outros.
Sua função vai muito além de dar partida nos veículos, por serem baterias mais robustas as baterias EFB podem durar mais que o dobro das baterias convencionais, são utilizadas em veículos com tecnologia como start-stop e freios regenerativos.

Baterias AGM

É o estado da arte das baterias chumbo ácido, são baterias altamente eficientes, com alta durabilidade, podendo durar até quatro vezes mais que as baterias convencionais. As baterias AGM não possuem eletrólito livre, ao invés disso utilizam um separador de lã de vidro embebecido com eletrólito, onde as placas são montadas com alta taxa de compressão o que resulta em alta resistência mecânica e maior durabilidade.

Aplicações:

Automóveis
Em automóveis são utilizadas baterias do tipo SLI, EFB e AGM, onde a função primaria das baterias é dar partida no motor a combustão, porém dependendo do veículo e da estratégia de gerenciamento de carga, baterias mais robustas são necessárias, as capacidades em C20 variam aproximadamente de 30 a 90Ah.

Veículos pesados
Em caminhões, ônibus e tratores, geralmente devido aos custos são utilizadas baterias do tipo SLI, para essas aplicações as correntes de partida podem atingir mais de 1000A e as capacidades em C20 variam de 100 a 230Ah.

Motocicletas
Em motocicletas são utilizadas baterias do tipo AGM, pois estas são mais compactas e leves que as baterias SLI, devido a não terem eletrólito livre podem ser instaladas no sentido horizontal ou vertical. As capacidades em regime de C10 variam de 3 a 20Ah.

Aplicação em sistemas de armazenamento de energia, Nobreak, UPS, Telecom, Datacenter, Energia Eólica e Solar
Nesse tipo de aplicação são utilizadas células ou monoblocos do tipo AGM ou Flooded similares as SLI, porém devido a necessidade de fornecer energia por longos períodos e suportar altas profundidades de descarga, estas possuem tecnologias de grades diferentes e muitas vezes placas mais espessas. Possuem capacidade em regime de C10 que varia de 1,6 a 1500Ah.

Aplicação em veículos elétricos
Nesse tipo de aplicação são utilizadas em sua maioria células ou monoblocos do tipo flooded, onde estas são projetadas para altas capacidades de armazenamento e ciclos com profundidade de descarga alta, suas capacidades em regimes de C8 variam de 100 a 3000Ah.

Autor: Bruno Santos.

Fontes:
https://www.varta-automotive.com/en-gb/technology/efb-battery-technology
https://www.moura.com.br/blog/diferenca-entre-efb-agm/
https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-chumbo/vantagens-e-limitacoes-das-baterias-seladas-de-chumbo-acido#:~:text=Inventadas%20em%201859%20pelo%20f%C3%ADsico,energia%20el%C3%A9trica%20ininterrupta%20(nobreaks).
https://www.solar-electric.com/learning-center/agm-battery-technology.html/

Veja também: