Eficiência energética no processo de formação de baterias chumbo ácido
Conversores de alta frequência vs retificadores tiristorizados
Uma fábrica de baterias, basicamente vende energia enlatada, onde durante o processo de formação, a energia elétrica é convertida em energia química.
O consumo de energia durante o processo de produção de baterias chumbo ácido é elevado e cada quilowatt-hora salvo faz diferença. Pensando nisso a iDevices desenvolveu uma nova linha de produtos voltados a eficiência energética, são equipamentos que utilizam fontes de alta frequência e com isso possuem altíssima eficiência, na ordem de 95% contra 75% dos equipamentos convencionais, um ganho de 20% que pode reduzir os custos de produção e tornar os produtos mais competitivos.
Entenda a diferença!
Atualmente a maioria dos equipamentos de formação no mercado utilizam retificadores tiristorizados, onde através de um transformador, a rede elétrica é isolada do circuito de carga e um retificador operando a 60Hz é utilizado para converter a corrente alternada em continua.
Os retificadores tiristorizados são bastante confiáveis e robustos, sendo utilizados em larga escala a pelo menos 6 décadas. Nesse meio tempo as tecnologias avançaram e hoje temos soluções muito mais eficientes, como por exemplo as fontes chaveadas.
Estas, utilizam componentes modernos como transistores do tipo IGBT e transformadores com núcleo de ferrite, com isso podem alcançar altas frequências, na ordem de 100Khz o que reduz as perdas e consequentemente aumenta a eficiência.
E sobre os ganhos?
Como dito anteriormente, o ganho entre as tecnologias esta na ordem de *20%, tomando como exemplo uma fábrica que produz 1000 baterias por dia e forma em média cada bateria com 2000Watt/h, somente na formação são gastos 2MegaWatts por dia e 60MegaWatts por mês. Um equipamento que consome 20% a menos economiza 12MegaWatts no mês, o equivalente a 6 dias de produção.
*Valores medidos em condições ideais em potência nominal.
Esses ganhos no consumo energético, além de resultar em economia na conta de energia abrem possibilidades de expansão do processo produtivo, onde esta energia extra pode ser utilizada para produzir mais baterias, aumentando assim a receita e possibilitando a prática de preços mais competitivos.
Como apresentado acima, os novos equipamentos da iDevices prometem revolucionar o processo de formação de baterias chumbo ácido, contribuindo com um processo de formação mais eficiente. Para dúvidas e cotações, consulte o nosso time de vendas!
Autor: Bruno Santos.