Capacidade vs Corrente de partida
Entenda o que são essas características e como são determinadas!
Uma bateria chumbo ácido possui diversas características elétricas, porém as principais são a sua capacidade de armazenamento medida em ampères-hora, e a sua corrente de partida a frio medida em ampères. Essas medidas são baseadas em normas, no Brasil ABNT 15940 para carros e ABNT 15941 para motocicletas.
Capacidade de armazenamento, C20
A capacidade de armazenamento é a quantidade de energia que uma bateria pode fornecer em um determinado período, geralmente para carros, a capacidade é medida em regime de 20 horas, o famoso C20, este é expresso em ampères-hora e é medido de acordo com a expressão abaixo:
C20 (Ah)= Corrente de C20 x 20 horas
Por exemplo, se uma bateria possui um C20 de 60Ah, significa que essa bateria pode fornecer continuamente 3A por pelo menos 20 horas.
Corrente de partida a frio, CCA
A corrente de partida a frio CCA como o próprio nome diz, é a corrente que a bateria deve fornecer durante a partida do veículo em condições extremas de temperatura. De acordo com a ABNT 15940, a bateria deve fornecer a corrente de CCA a -18°C por pelo menos 30 segundos, sendo que a tensão durante esse período deve ser maior que 7,2Volts.
São essas duas características básicas que definem o tamanho e o peso das baterias, pois quanto maior a sua capacidade maior o seu tamanho.
As baterias chumbo ácido utilizadas em veículos automotores de 12 Volts, são construídas através da associação em série de 6 elementos de 2 Volts, que por sua vez, são construídos através da associação de placas positivas e negativas.
Como podemos aumentar a capacidade de C20 e CCA de uma bateria?
Para se aumentar a capacidade de uma bateria, é necessário aumentar a quantidade de material ativo, isso pode ser feito através da utilização de placas maiores, mais grossas e em maior quantidade.
Para se aumentar a corrente de CCA, é necessário aumentar a superfície de contato, isso pode ser feito através da utilização de placas maiores e principalmente em maior quantidade, uma vez que a associação em paralelo reduz a resistência interna e permite um maior fluxo de corrente.
Autor: Bruno Santos.