As cubas de banho de água e as câmaras climáticas em ensaios de baterias em laboratório

Entenda a sua importância e aplicação

O projeto e validação de uma bateria pode demorar vários meses, até anos, onde as baterias são submetidas a ensaios em ambientes controlados, sob condições extremas de temperatura e corrente, visando simular a aplicação real no veículo.
Determinados ensaios são capazes de simular a vida útil projetada de até 3 anos em 3 meses, para isso é importante equipamentos e métodos precisos.
A iDevices fabrica equipamentos para ensaios de capacidade, cíclicos e formação, entretanto para realizar de fato os ensaios são necessários também equipamentos para simular as condições ambientais, como por exemplo as cubas de banho de água e as câmaras climáticas.

Cubas de banho de água
São basicamente tanques que são preenchidos com água e esta é aquecida e controlada na temperatura do ensaio. Para este tipo de ensaio é importante que as baterias sejam imersas na água até o nível recomendado pelas especificações, de forma a manter a temperatura o mais homogênea possível.

Exemplo de cuba para testes e formação de baterias chumbo-ácido

Câmaras climáticas
São equipamentos sofisticados que podem atingir temperaturas positivas e negativas, algumas podem até controlar a umidade. Operam geralmente em ranges de temperatura que vão de -40°C a 100°C. São utilizadas para ensaios com temperatura negativa, como simulação de partida e ensaios de durabilidade que possuem ciclagem térmica.

Exemplo de câmara climática

Autor: Bruno Santos

Veja também: