As baterias de lítio não são todas iguais!
Entenda os principais tipos de baterias de lítio e as suas aplicações
As baterias de Íon-Lítio são compostas basicamente por dois eletrodos, positivo, negativo e um meio eletrolítico.
Existem diversas variações de materiais para a construção dos eletrodos positivos e negativos, onde cada um possui suas vantagens e desvantagens.
Os principais tipos de baterias de lítio íon são:
- Óxido de lítio níquel manganês cobalto (NMC)
É um tipo de bateria que possui alta capacidade e boa potência, é uma das combinações mais bem-sucedidas, utilizada amplamente em motores de tração e veículos elétricos. A combinação entre níquel, cobalto e manganês no eletrodo positivo é conhecida como 1-1-1, onde são misturados um terço de cada material, outra combinação bem-sucedida é a 5-3-2, 5 partes de níquel, 3 partes de cobalto e 2 partes de manganês. - Óxido de lítio níquel cobalto alumínio (NCA)
É um tipo de bateria que possui potência moderada, porém capacidade maior, não são consideradas seguras, por isso, necessitam de medidas especificas para o monitoramento de temperatura, tensão e estado de carga. - Óxido lítio cobalto (LCO)
São baterias que possuem capacidade alta, porém potência limitada, são amplamente utilizadas em telefones celulares, notebooks e câmeras digitais. - Óxido lítio manganês (LMO)
São baterias que os eletrodos positivos possuem arquitetura em forma de espinélio tridimensional, o que resulta em uma resistência interna menor, alta estabilidade térmica, porém vida útil menor. - Fosfato de lítio ferro (LFP)
É um tipo de bateria que apresenta baixa resistência interna, com isso entrega uma grande quantidade de energia assim como se recarrega mais rapidamente, o fosfato no eletrodo positivo ajuda a estabilizar contra sobrecarga, com isso as baterias de LFP apresentam uma maior resistência ao calor, podem operar na faixa de -30°C a +60°C, possuem uma vida útil longa, porém uma auto descarga maior do que as outras baterias de lítio. - Titanato de lítio (LTO)
O Titanato de Litio é um substituto do grafite no eletrodo negativo, podem ser empregados junto aos eletrodos positivos de NMC. Possuem uma vida útil extremamente longa e alta segurança durante a operação, são empregadas amplamente em dispositivos médicos.
Abaixo pode-se verificar um comparativo entre as principais tecnologias:
Autor: Bruno Santos.
Fontes:
https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-litio/tipos-de-baterias-de-li-ion
https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-litio/comparacao-entre-as-baterias-de-litio-ion
https://secpower.com.br/conheca-os-principais-tipos-de-baterias-de-litio/